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Galo PPM

Publicidade, Propaganda e Marketing

MotoGP

O Evento

A GaloPPM atuou no planejamento, gerenciamento, comercialização dos direitos de imagem, divulgação e promoção para realização do MOTOGP (RIOGP), o maior espetáculo sobre duas rodas do mundo, no Rio de Janeiro.

A etapa brasileira do MOTOGP (RIOGP), foi fruto da parceria, da Vadam Internacional, com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a espanhola Dorna Sports, a suíça FIM – Fedération Internacionale de Motocyclisme e a IRTA – International Road Racing Teams Association.

Para a realização do MOTOGP, a GaloPPM viabilizou acordos com grandes veículos de comunicação como a Rede Globo e o Sportv, para transmissão anual de todas as etapas do Campeonato, inclusive a etapa brasileira para mais de 200 países, alem da produção de conteúdo para mais de 300 veículos de imprensa.

A GaloPPM preparou e implementou a estratégica do planejamento promocional, como eventos paralelos para entretenimento do público, a criação de peças publicitárias, o desenvolvimento de itens promocionais e veiculação de comerciais na mídia e imprensa em geral.

Engenharia Financeira

A GaloPPM foi responsavel pelo planejamento e execução da engenharia financeira, para viabilização da etapa brasileira do MOTOGP (RIOGP), com especial foco na promoção da Cidade Maravilhosa..

Um evento como MOTOGP, considerado de grande porte, obrigava a produtora local, a Vadam Internacional, a suportar anualmente o protocolo internacional, uma estrutura com mais de 900 profissionais no Brasil, aparelhamento da infra estrutura do Autódromo, a importação temporária de 450 toneladas de carga aérea e marítima internacional e a admissão temporária das 80 equipes de competição, abrigando 960 profissionais, além de mais 1.200 jornalistas, fotógrafos e técnicos.

Foram estruturados dois pilares de financiamento desse projeto.

O primeiro vindo da comercialização dos direitos de imagem e promocional do evento, com propostas comerciais elaboradas sob medida (“taylor made”) para os patrocinadores.

A segunda, buscou a oferta e a promoção de venda de ingressos ao público assistente.

Torre de Controle Sala de Imprensa e Paddock

A Torre de Controle, do MotoGP,  abrigava os  diretores de prova e áreas especialmente preparadas para recepção de personalidades, autoridades e patrocinadores, com uma visão 360 graus da pista de competição.

A Sala de imprensa (Media Center), no Paddock, durante os três dias de competição, reunia uma frequência média de 600 profissionais, entre jornalistas e fotógrafos, nacionais e internacionais.

No “Paddock” ficavam os escritório das equipes de produção técnica, os boxes e área de repouso dos pilotos.

Autódromo

O saudoso autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante a temporada brasileira do MotoGP (RIOGP), se transformava no palco do maior  espetáculo da Terra sobre duas rodas, transpirando emoção e adrenalina.

As competições do MotoGP (RIOGP) reuniam tres categorias – MotoGP, 250cc e 125cc, onde competiam cerca de 80 pilotos.

Uma grande área de entretenimento organizada aos fundos das arquibancadas, oferecia opção de lazer, alimentação, venda de itens promocionais e exposição de produtos para o público assistente.

Um amplo estacionamento monitorado por câmeras, exclusivo para Motos, proporcionava maior conforto e segurança ao publico assistente, com direito a um “capaceteria”, com direito ao porta capacetes personalizado RioGP. 

Nos intervalos das competições outras atrações tomavam conta do espetáculo na pista, com shows de malabarismos de motos….pura adrenalina!

Público & Arquibancadas

Arquibancadas sempre lotadas, com uma média de 70 mil torcedores, no saudoso Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante as competições do MotoGP (RioGP).

Todos os anos as  Torcidas organizadas, marcavam presença nas competições do MotoGp (RioGP), que vibravam com as imagens geradas por telões estrategicamente montados na pista.

Os patrocinadores criavam promoções de venda / imagem oferecendo aos seus clientes kits com ingresso, camiseta e boné para participar das torcidas organizadas.

Hospitality Center

Vip Village, Premium Club e Terrace

Montados as margens da pista de competição, haviam duas opções para recepcionar os convidados VIPs, para atender a demanda especifica de perfil dos patrocinadores e amantes do MotoGP: o corporativo (VIP Village) e individual (Premium Club).

Em cada centro de hospitalidade, existia um grande espaço comum, ao ar livre, arborizado e finamente decorado, para convivência e interação dos convidados VIPS.

O acesso exclusivo, garantia uma recepção diferenciada, conforto e a segurança aos convidados VIPs.

Promoção de Venda

Cada “Promoção de Venda” era desenhada sob medida para o patrocinador, sempre associando os seus produtos aos fortes atributos internacionais de imagem  como o MotoGP.

Com uma operacionalização simples e direta, sustentada por veiculações na mida de tv, rádio, midia impressa e merchandising nos pontos de venda, na promoção o cliente adquiria quatro litros do óleo “GP LUBRAX” para moto e ganhava o Kit “GP LUBRAX” RIO GP, composto por: ingresso, porta capacete, adesivo, poster, boné e camiseta, que permitia acesso as arquibancadas exclusivas, no circuito de Jacarepaguá.

Estava formada a torcida GP LUBRAX.

Ações Sociais

O Torneio dos Campeões, foi uma das ações sociais implementadas, em parceria com a  Secretaria de Educação, do Rio de Janeiro, gerando uma agenda cultural / esportiva para os estudantes das escolas municipais, com uma atividade cultural extra curricular, tendo como tema o MotoGP (RioGP).

Um comitê formado por personalidades, como atores, músicos, artistas plásticos indicavam os melhores trabalhos, e a premiação entregue em uma solenidade no Hotel Sheraton Rio.

Anualmente, 15.000 alunos recebiam o kit RioGP, com direito a  transporte, ingresso, camiseta e boné, para assistir com os  professores em arquibancada exclusiva o RioGP

Banco de Dados

“Quero meu ingresso de volta”

O público assistente, podia participar da promoção “Quero meu ingresso de volta”.

Esta promoção foi desenvolvida objetivando fornecer aos patrocinadores do RioGP, um banco de dados qualificado do público assistente do MotoGP.

O próprio envelope do ingresso, permitia que o usuário preenchesse e recebesse o seu ingresso magnético de acesso “de volta” pelos correios, recolhido na sua entrada, pelas catracas de acesso ao autódromo.

Promoção de Imagem

Um case de destaque foi a Promoção VAZ, fabricante de componentes para motos, que buscava associar a sua imagem aos atributos das competições do MotoGP (RioGP).

Os kits, composto por camiseta, boné e ingresso, eram distribuídos nas lojas autorizadas, para formação da torcida laranja VAZ, em arquibancada exclusiva.

A campanha era suportada por rádio e revista, com  visibilidade televisiva espontanea, por placas de pistas e testeiras dos boxes das equipes.